Protocolo APCC e Turismo de Portugal - Rede de Refúgios Climáticos

19/06/2026

APCC é parceira do Turismo de Portugal na Rede de Refúgios Climáticos 

A Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC) e o Turismo de Portugal assinaram um protocolo de colaboração para a identificação, qualificação e integração de espaços na Rede de Refúgios Climáticos.

Esta rede está a ser desenvolvida pelo Turismo de Portugal, no âmbito da Agenda para a Ação Climática no Turismo 2030. Tem como objetivo dar resposta aos impactos das alterações climáticas no setor turístico, nomeadamente, ao aumento da frequência e intensidade das ondas de calor, promovendo soluções que reforcem: o conforto e a segurança de turistas e residentes, a resiliência dos destinos turísticos e a valorização de infraestruturas que tenham potencial para assegurar conforto térmico. 

A cooperação entre o Turismo de Portugal e a APCC contempla, entre outras medidas:

  • A identificação de espaços com potencial para funcionamento como Refúgios Climáticos;
  • O apoio à qualificação e melhoria dos espaços, nos casos em que seja necessário;
  • A integração desses locais numa lógica de rede territorial;
  • A promoção e divulgação da rede junto de turistas e da população residente. 

Carla Pinto, Diretora Executiva da APCC, refere que “Os centros comerciais já são amplamente reconhecidos como espaços de conforto climático e, desde sempre, um refúgio muito procurado em dias de calor ou de frio, pelo que é natural o envolvimento do nosso setor nesta rede. São locais de encontro, proximidade, conveniência e de garantia de conforto para os seus milhares de visitantes. Esta parceria com o Turismo de Portugal, reforça o nosso compromisso e dos nossos associados com a concretização de iniciativas que assegurem o bem-estar das comunidades que os centros comerciais servem e dos muitos turistas que recebem”.

Carlos Abade, Presidente do Turismo de Portugal, afirma que “A criação da Rede de Refúgios Climáticos demonstra o papel ativo que o turismo pode e deve assumir na resposta aos desafios das alterações climáticas e ao aumento dos fenómenos de calor extremo. A parceria com a APCC permite mobilizar espaços de proximidade, com condições de conforto e acessibilidade, reforçando a segurança e o bem-estar de turistas e residentes. É mais um passo para afirmar Portugal como um destino turístico mais resiliente, sustentável e preparado para o futuro”.

O protocolo foi assinado no decorrer de uma cerimónia em Reguengos de Monsaraz, distrito de Évora, em que foi apresentado o Programa “Refúgios Climáticos | Stay Cool”.

discurso.webp

protocolo.webp

Canal Apcc
Mais Vídeos
Agenda
9 de julho de 2026
EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA - "O Turismo é Feito de Pessoas" - Parque Atlântico - Ponta Delgada
Parque Atlântico - Ponta Delgada
Mais Eventos

A APCC é associada das seguintes organizações: