Pacto da APCC para a Sustentabilidade mobiliza o setor

21/06/2023

Compromisso de integrar práticas sustentáveis nas operações

Pacto da APCC para a Sustentabilidade mobiliza o Setor

A APCC - Associação Portuguesa de Centros Comerciais promoveu no dia 21 de junho a assinatura de um Pacto para a Sustentabilidade, participado pelos associados e operadores do setor, que incorpora o compromisso de integrar práticas sustentáveis em todos os aspetos das operações dos Centros Comerciais.

Pacto está fundamentado em três pilares principais: responsabilidade ambiental; responsabilidade social; e responsabilidade económica e conduta ética.

Pacto para a Sustentabilidade da APCC procura estabelecer um conjunto de medidas e metas que reflitam os compromissos do setor com a responsabilidade social, a inclusão, a proteção do meio ambiente e a criação de valor a longo prazo.

A APCC - Associação Portuguesa de Centros Comerciais promoveu no passado dia 21 de junho, a assinatura de um Pacto para a Sustentabilidade que incorpora o compromisso de desenvolver uma influência positiva junto de todos os stakeholders para a integração de práticas sustentáveis em todos os aspetos das suas operações, desde o consumo de energia e água, passando pela gestão de resíduos até à responsabilidade social e viabilidade económica de longo prazo, bem como a gestão e sensibilização de toda a cadeia de valor, permitindo uma aceleração da jornada da sustentabilidade do setor.

Com este Pacto procura-se estabelecer um conjunto de medidas e metas que reflitam os compromissos com a responsabilidade social, a inclusão, a proteção do meio ambiente e a criação de valor a longo prazo, estando o Pacto fundamentado em três pilares principais: 

Responsabilidade Ambiental: promover o reforço da implementação de medidas de eficiência energética e a utilização de fontes de energia renovável, práticas de gestão de resíduos e conservação da água para minimizar a pegada ecológica do sector. Atingir a neutralidade carbónica significa garantir operações com baixo consumo de energia, que integrem princípios de economia circular, que considerem a biodiversidade, o uso de recursos naturais e a utilização/produção de energia com fontes renováveis.

Responsabilidade Social: promover a implementação de práticas justas de trabalho, o envolvimento comunitário, a diversidade e inclusão e cadeias de valor éticas. 

Responsabilidade económica e conduta ética: apoiar o desenvolvimento económico local, adotar a inovação e a tecnologia, fazer investimentos de longo prazo e promover a transparência, para impulsionar o crescimento sustentável e contribuir para o desenvolvimento económico das comunidades.

O Pacto é constituído por 10 compromissos, 21 medidas e 26 metas. Das diversas metas, sublinham-se as seguintes:

• Reduzir em 40% o balanço das emissões de carbono, de âmbito 1 e 2, até 2030;

• Consumo de energia 100% renovável, assegurando a produção local sempre que as condições construtivas o permitam, até 2030;

• 50% de reciclagem/reutilização até 2030;

• 100% de resíduos alimentares encaminhados para valorização até 2030;

• Reduzir o consumo de água em 20% até 2030;

• Implementar programas de bem-estar, saúde e segurança para visitantes e colaboradores;

• Incluir cláusulas de inclusão nos contratos dos prestadores de serviços;

• Promover ações para apoiar e desenvolver as comunidades locais;

• Promover ações de capacitação e consciencialização sobre práticas sustentáveis junto dos visitantes, lojistas e colaboradores.

“Os Centros Comerciais, com a sua relação direta com os consumidores e a sua influência social, reconhecida pela generalidade da população portuguesa, têm um papel determinante na transformação que se pretende. Ao promovermos práticas sustentáveis e conscientes, impulsionamos o crescimento económico e a inovação e contribuímos para o bem-estar das pessoas e o equilíbrio ambiental”, afirmou Carla Pinto, Diretora Executiva da APCC.

Assinaram o Pacto para a Sustentabilidade os seguintes associados da APCC: CBRE; Merlin Proerties - Almada Forum; Ingka; Klépierre Portugal; LBM; Movida; Multi Portugal; Mundicenter; MVGM; Nhood Portugal; Sierra Portugal; Via Outlets Portugal e Wider Property.

Canal Apcc
Mais Vídeos
Agenda
5 de março de 2024
CAMPANHA APCC - SOCIEDADE PORTUGUESA DE PNEUMOLOGIA, Porto
Parque Nascente - Porto
6 de março de 2024
BRUNCH APCC - DIA INTERNACIONAL DA MULHER
Restaurante Amélia
6 de Março de 2024
INOVAÇÃO NO RETALHO: STARTUPS EM FOCO - EVENTO APCC / PORTUGAL VENTURES
Mais Eventos

A APCC é associada das seguintes organizações: