09/02/2026
A APCC visitou o MAR Shopping - Matosinhos, no âmbito da iniciativa “Roteiro dos Centros APCC”.Um roadshow que está a promover, visitando, ao longo dos próximos meses, todos os centros comerciais associados, com o objetivo de reforçar a proximidade com estes espaços e dar a conhecer melhor o forte impacto e contributo que dão às comunidades que servem.
O MAR Shopping Matosinhos, inaugurado em 2008, é o maior centro comercial do Grupo Ingka na Europa.
Com um conceito inovador, em que partilha o átrio de entrada com a loja IKEA Matosinhos, o MAR Shopping está dividido em dois pisos, tem mais de 200 lojas, distribuídas por mais de 100.000m2 de Área Bruta Locável (ABL).
Projetos em destaque
REFOOD
Em 2018, o MAR Shopping marcou a diferença com mais um projeto de responsabilidade social: criou um centro de operações para a REFOOD, sendo o primeiro a operar num centro comercial.
Todos os dias são ali recolhidos alimentos, contribuindo para evitar o desperdício alimentar e apoiar a comunidade local com maiores necessidades.
LEGO® Fan Factory do MAR Shopping Matosinhos
É o maior da Península Ibérica e apresenta uma programação que combina diversão, criatividade e conteúdos pedagógicos, com acompanhamento por parte de monitores.
Trata-se de um espaço gratuito, que é uma referência para as famílias e um local de eleição das crianças. Os universos LEGO® City, LEGO® NINJAGO® e LEGO® Friends assumem protagonismo com atividades temáticas que convidam os mais novos a construir, explorar e viver grandes aventuras.
“Dominguinhos”
Os “Dominguinhos” disponibilizam uma programação cultural que proporciona atividades gratuitas, lúdicas e educativas para as famílias e crianças da comunidade, que estimulam a aprendizagem, a empatia e a diversão, materializando, por outro lado, o conceito de local de encontro.







