25/06/2026
ENERGIA E MERCADOS: A VANTAGEM IBÉRICA NA TRANSIÇÃO RENOVÁVEL
PEDRO AMARAL JORGE — PRESIDENTE DO OPERADOR DO MERCADO IBÉRICO
No âmbito da Pop Up Talk APCC | Geopolítica e Energia, conversámos com Pedro Amaral Jorge sobre a capacidade de resposta do mercado ibérico de energia perante a volatilidade dos preços do gás natural e os desafios associados à transição para um sistema elétrico maioritariamente assente em fontes renováveis.
O presidente do Operador do Mercado Ibérico adianta que Portugal produz, atualmente, cerca de 80% da sua eletricidade a partir de fontes renováveis, enquanto Espanha regista valores entre os 65% e os 67%. Refere ainda que, neste contexto, o gás natural tem vindo a perder peso na definição do preço da eletricidade no mercado grossista ibérico, influenciando-o durante um número cada vez mais reduzido de horas.
Pedro Amaral Jorge considera que esta realidade ajuda a explicar o impacto mais limitado da recente crise energética nos preços da eletricidade na Península Ibérica, em contraste com o que se verifica noutros mercados europeus, como Itália.
Ao longo da entrevista, antecipa igualmente um reforço dos mecanismos de cobertura de risco, nomeadamente através de contratos de compra de energia e produtos a prazo. Na sua perspetiva, estes instrumentos deverão permitir a consumidores e empresas fixar o preço da componente energética em diferentes horizontes temporais, acompanhando a reforma europeia do mercado elétrico.
Veja a entrevista completa aqui.

