10/12/2025
Entrevista com Madalena D'Orey - Fundadora e Presidente do Conselho Consultivo da Terra dos Sonhos
No seguimento do apoio da APCC à Terra dos Sonhos neste Natal de 2025, em que foi patrocinada a ida de 10 crianças acompanhadas no IPO do Porto à Lapónia, falámos com Madalena D'Orey, Fundadora e Presidente do Conselho Consultivo da Terra dos Sonhos sobre a importância da parceria com a APCC.
Parcerias como esta com a APCC são essenciais para poder cumprir a missão da associação?
A parceria que nós temos com a APCC é muito importante.
É importante criarmos parcerias com empresas, porque é uma maneira de conseguirmos ter sustentabilidade no projeto que temos.
Portanto, tudo o que forem empresas que possam colaborar com o projeto da Terra dos Sonhos e particulares, são sempre muito bem-vindos e conseguem, realmente, fazer a diferença no nosso dia a dia.
A completar quase duas décadas de existência, que tipo de apoio a associação Terra dos Sonhos tem vindo a concretizar?
A Terra dos Sonhos tem três projetos onde atua diariamente.
Um deles, que foi a génese da Terra dos Sonhos, são os Sonhos Transformadores, em que realizamos sonhos de crianças com doenças crónicas e em fase terminal e também fazemos uma experiência de sonho neste projeto, que é a viagem à Lapónia.
Depois temos um outro projeto que é a Oficina de Sonho, dedicado a jovens que se encontram em casas de acolhimento. A partir dos 16 anos, nós recebemos estes jovens e capacitamo-los para uma vida adulta autónoma. Trabalhamos com 50 jovens por ano e acreditamos muito que com as competências que temos e com o modelo de intervenção que temos, estes jovens conseguem ter uma vida adulta autónoma e as métricas de avaliação de impacto dizem isso. Temos jovens já nas faculdades, no mercado de trabalho, portanto, é um projeto que nos é muito querido.
E também temos o projeto WeGuide, que tem como missão acompanhar pessoas diagnosticadas com cancro, através de uma nova profissão que nasce no ecossistema do doente, que são as guias em saúde. Aqui o objetivo é capacitar os doentes com cancro para a gestão da sua doença ao longo do tempo em que estão a fazer tratamentos.
Que mensagem gostaria de deixar sobre a importância de apoiar a Terra dos Sonhos?
São muitas as mensagens, mas eu gostava muito que a Terra dos Sonhos entrasse no coração de cada pessoa de uma forma muito especial. A Terra dos Sonhos é de todos e de cada um de nós. Abracem este projeto como um projeto que seja vosso. Ajudem-nos e caminhem ao nosso lado, em prol de todo este público tão vulnerável, a quem nós dedicamos o nosso dia a dia. Obrigada e um Santo Natal.

