A Associação Portuguesa de Centros Comerciais

Âmbito e representatividade

A APCC é uma Associação de âmbito nacional que congrega empresas investidoras, promotoras e gestoras de Centros Comerciais, para além de empresas de comércio a retalho e fornecedores de serviços ao sector. Tem como principal objectivo a defesa dos interesses e direitos dos seus Associados, e assume-se como o interlocutor institucional desta indústria junto dos órgãos de administração pública. Actualmente a APCC conta com 85 Conjuntos Comerciais, com uma Área Bruta Locável (ABL) total acumulada de aproximadamente 3,3 milhões de m2, sendo este valor representativo de mais de 90% da ABL nacional. Em termos directos, este sector é criador de aproximadamente 100 mil postos de trabalho.  

A APCC é membro fundador da Confederação dos Serviços de Portugal - CSP, organização que congrega, para além do sector dos Centros Comerciais, a Distribuição Moderna, Telecomunicações, Comércio Electrónico e Publicidade Interactiva, Segurança Privada, Tecnologias de Informação, Saúde Privada, Correio Expresso, Estudos de Mercado, entre outros sectores. No seu conjunto, a CSP representa cerca de 20% do PIB nacional, sendo responsável por 1/3 do IVA cobrado em Portugal.

Ao nível internacional a APCC é membro do International Council of Shopping Centres - ICSC, uma organização mundial sediada em Nova Iorque que agrega 70.000 profissionais do sector nos cinco continentes. É de igual modo parte integrante da European Property Federation – EPF, organização pan-europeia sediada em Bruxelas, representativa dos interesses de promotores e investidores do sector imobiliário, junto das instâncias comunitárias.

Objectivos da APCC

A Associação Portuguesa de Centros Comerciais tem por objectivo defender os legítimos interesses e direitos dos proprietários, promotores e gestores dos empreendimentos comerciais denominados centros comerciais, bem como promover a sua dignificação, a definição legal e rigorosa deste tipo de complexo comercial integrado e servir de interlocutor junto dos órgãos da Administração Pública no campo da elaboração de legislação.

Ser membro da APCC

A APCC tem dois tipos de Associados: de "Pleno Direito", os proprietário, gestores e promotores de centros comerciais; e os "Extraordinários" que podem ser institucionais, empresariais ou complementares.

São considerados associados institucionais aqueles que no âmbito da sua actividade estudam, analisam ou se pronunciam sobre a concepção ou implantação dos centros comerciais.

São considerados associados empresariais todas as empresas que directa ou indirectamente colaboram na concepção ou implantação de centros comerciais.

Os associados complementares são as empresas comerciais que exploram lojas-âncora com área superior a 2.000 m2, ou que possuem cadeias com mais de 5 lojas, parcial ou totalmente, localizadas em centros comerciais.

Corpos Sociais Eleitos para o Triénio 2016–2018

MESA DA ASSEMBLEIA GERAL

Presidente: IKEA CENTRES PORTUGAL, S.A.,
Representada por: Dr. Vasco Santos

1.º Secretário: VIOUTLETS PORTUGAL MANAGEMENT, Unipessoal, Lda.
Representada por: Dr.ª Lurdes Martins

2.º Secretário: MOVIDA, Empreendimentos Turísticos, S.A.
Representada por: Dr. José Arimateia

DIRECÇÃO

Presidente: ASMCC, Consultores de Centros Comerciais, Lda.
Representada por: Eng.º António Sampaio de Mattos

Vice-Presidente: SIERRA PORTUGAL, S.A.
Representada por: Eng.º José Falcão Mena

Vogal: MUNDICENTER II, Gestão de Espaços Comerciais, S.A.
Representada por: Eng.º Pedro Gonçalves

Vogal: MULTI PORTUGAL, S.A.
Representada por: Dr. Pedro Congrinho

Vogal: KLÉPIERRE MANAGEMENT PORTUGAL, S.A.
Representada por: Dr. Luís Pires

CONSELHO FISCAL

Presidente: MULTICENCO, Estabelecimentos Comerciais, Lda.
Representada por: Dr. Rui Pedro Vacas

Vogal: PINGO DOCE, Distribuição Alimentar, S.A.
Representada por: Eng.º João Araújo dos Santos

Vogal: SONAE RETAIL PROPERTIES, S.A.
Representada por: Dr. Guilherme José Lopes

SECRETÁRIO-GERAL

Dr. Pedro Teixeira

Estatutos da APCC (ficheiro formato PDF)

TORNE-SE MEMBRO DA APCC

Inscreva-se aqui

Agenda de Eventos

06 MARÇO 2018

Business Design Center - Londres - Reino Unido

RECon Europe 2018

17 - 19 ABR 2018

Marriott Auditorium - Madrid - Espanha

WRC 2018 - World Retail Congress - Madrid

Mais eventos

A APCC é associada das seguintes organizações: